segunda-feira , 16 janeiro 2017
25

Estamos lendo menos: venda de livros no Brasil cai 13,21%

© DR
© DR

Os livros para colorir garantiram um fechamento de ano exuberante para o mercado editorial brasileiro em 2015. Neste ano, porém, o cenário é mais cinza. Os números do Painel das Vendas de Livros do Brasil, levantamento encomendado pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel) à Nielsen BookScan Team, revelam que, de janeiro a novembro deste ano, houve queda de 13,21% no volume de títulos vendidos. O faturamento também foi menor em 4,78%.

gifnovo“O mercado editorial não é algo separado do resto da economia. Mas eu não esperava uma queda tão expressiva no número de exemplares”, comentou o presidente do Snel, Marcos da Veiga Pereira, à revista Exame.

Outro indicador pode ser a lista de mais vendidos do portal Publishnews. O best-seller de 2015 foi Jardim Secreto (Sextante), com 719.626 exemplares comercializados. No topo do ranking de 2016 está Como Eu Era Antes de Você (Intrínseca), que vendeu 341.240 exemplares. Menos da metade. Nem a adaptação cinematográfica do livro, com a estrela Emilia Clarke, ajudou.

Harry Potter e A Criança Amaldiçoada (Rocco) fez a mágica de aumentar as vendas no início de novembro. Foram 139.015 livros vendidos no Brasil. Mas o Snel espera recuperação mesmo só segundo semestre de 2017.

Do Notícias ao Minuto

4

Veja Também

Presos voltaram a ocupar os telhados dos pavilhões co paus, pedras e bandeiras com siglas de facções criminosas (Foto: Andrea Tavares/G1)

Após PM sair, presos ocupam telhado e trocam ameaças em presídio no RN

Após a saída da Polícia Militar da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, no Rio Grande do ...